MATRIMÓNIOS
SOBRE CASAMENTOS
A celebração do matrimónio católico tem dois processos prévios visto que o matrimónio católico tem também efeitos civis. O processo civil trata-se na Conservatória do Registo Civil e o processo religioso trata-se habitualmente na paróquia da noiva. Se o casamento for celebrado na paróquia do noivo é conveniente tratar aí o processo. A paróquia onde será celebrado o matrimónio é da escolha dos noivos uma vez obtida a anuência do respectivo pároco.
Para o processo religioso, habitualmente só é necessário o Bilhete de Identidade dos noivos e as respectivas Certidões de Baptismo e Atestados de Estado Livre, estas últimas facilmente obtidas através da paróquia que organiza o processo. Para testemunhar o ato é necessário apresentar duas testemunhas que entre nós, vulgarmente, se chamam padrinhos.
O processo deve iniciar-se 4 meses antes da data prevista para o casamento. Os noivos devem contactar o Pároco e dirigir-se pessoalmente ao cartório paroquial nos horários de atendimento.
Os fotógrafos
Os noivos podem escolher o fotógrafo que desejam, contudo, este deve obedecer às normas estabelecidas no protocolo assinado entre o Patriarcado de Lisboa e a Associação dos Fotógrafos Profissionais.
As flores
Quando os noivos desejam ornamentar, com flores, a Igreja, devem contactar, com antecedência, os serviços da Igreja responsáveis.
Paralelamente ao processo, os noivos deverão participar num Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM). Estes realizam-se em várias Paróquias e Movimentos da Cidade de Lisboa.
Para a formalização da inscrição no CPM da nossa paróquia, basta que os noivos preencham o seguinte link:
CPM Parque das Nações 24 a 26 Nov. 2023
Para mais informações: geral@paroquia-navegantes.org